(47) 3026-2686 - (47) 99690-2255

Quais as adequações que a sua empresa precisa para atender a LGPD?

Quais as adequações que a sua empresa precisa para atender a LGPD?

Já explicamos aqui o que é a LGPD e qual seu objetivo final, mas você sabe quais são impactos e quais práticas podem ser adotadas para que você esteja dentro da regulamentação?
Vamos citar aqui alguns exemplos do que pode ser feito na hora da captação e hospedagem de dados.

Banco de dados:
A empresa passa a ser apenas uma “hospedeira dos dados” e quem o gerencia é o usuário/colaborador. Cabe ao seu negócio se adaptar da melhor forma para que os dados sejam armazenados de forma segura e gerenciável, convém organizar um data-base (banco de dados) e apresentar os seus colaboradores a possibilidade de remoção de alguma informação ou até mesmo alteração, frisando que ele é o proprietário de suas informações e somente ele tem o poder de autorizar para onde vão as informações.

Propósito na captura dos dados:
No momento em que a lei entrou em vigor, utilizar dados de terceiros em seu negócio pode ser um grande risco, você deve ter uma maior transparência do objetivo de uso e razão da coleta. O que deve ser feito é a explicação direta do porque a empresa gostaria de ter posse dos dados e como eles podem ser manuseados, exemplificando os limites de compartilhamento das informações e oportunizando a negligência da divulgação dos mesmos.

Essas ações, dentre muitas outras, são o princípio da organização para sua empresa seguir regular quanto a proteção dos dados de seus funcionários, entretanto o setor com maior impacto é o trabalhista e de recursos humanos pois lida com o manuseio constante de informações de empregados sejam eles contratados ou terceirizados.

Consulte seu departamento jurídico para maiores esclarecimentos e lembre-se que nosso campo de comentários e imbox estão sempre disponíveis para conversas sobre o tema.

Daher & Jacob Advogados
OABSC-1521